“Como você está hoje” – pergunta uma moça com uma voz
delicada, mas firme. Na ocasião, não sabia responder de prontidão. E, então, a moça, sem se expressar, deu a
entender de que era para eu continuar falando. Lembro-me de ter falado dez
minutos sem parar. Ao final, ela disse: “é tudo isso o que você sente hoje”.
Ela não havia feito qualquer julgamento sobre o que eu disse.
Apenas ouviu e ponderou sobre o turbilhão de coisas que eu havia dito. A frase
nunca mais saiu de minha cabeça porque foi muito válida e a uso todos os dias,
desde então.
Saber como se sente é um daqueles atalhos para seu dia se
tornar melhor. E não falo isso porque acho que é um segredo daqueles que só
pessoas de alta performance podem ter conhecimento. Mas, porque ao fazer essa
reflexão é possível trazer mais maturidade para sua comunicação. De que
maneira?
Assumir os seus sentimentos e olhar para tudo o que está
dentro do seu coração, seja ódio, rancor, medo ou alegria sem receio do que
terá como resposta, coloca o ser humano como um observador de si mesmo. E, ao
fazer isso, traz uma consciência de que o outro não é responsável por esse
sentimento que lhe acompanha. Imagine que você saia de casa já sabendo que está
irritado(a). Antes mesmo de chegar no seu trabalho, alguém lhe dá uma fechada
no trânsito. Pronto! Desce do carro, já começa um bate-boca. Chega ao trabalho
cuspindo marimbondo, desconta na primeira pessoa que vê e torna seu dia um
inferno. Não lhe passou pela cabeça que você já saiu de casa assim e que você
está, apenas, comunicando, o que você está sentindo?
Existem dias em que há tudo para dar errado: sim, acidentes
de trânsito acontecem; você pode chegar atrasado em qualquer lugar devido à chuva;
você pode perder o avião porque não chegou no aeroporto. Mas, tudo isso
acontece porque, antes de tudo, o ser humano é falível, então, você pode errar,
seu taxista pode errar. Mas, também existem situações que não estão no controle
de ninguém como, por exemplo, um avião pode não ter condições climáticas de
pousar, por isso não chega até o aeroporto onde você está. Ou seja, existem
muitas coisas que podem dar erradas no seu dia e tudo bem. Nem tudo o que se
planeja dá certo.
E, lá no fundo, não são essas coisas que causam tamanha irritação (já percebeu a quantidade de pessoas irritadas no Facebook?).
É o que está no coração de cada um, lotado de bons ou maus sentimentos, repleto
de histórias felizes ou dolorosas e que são traduzidas na maneira de se
comunicar. Se não há “conserto” para os erros e atrasos do dia a dia, há
conserto para tornar sua comunicação mais tranquila, ainda que seu coração
esteja triste, chateado, irritado. E o primeiro passo é, assim que se levanta,
se questionar: “como eu estou hoje?” Feito isso, é hora de entender que você
pode guardar seu estado de espírito para você, sem ficar desgastando relações
ou tensionando as situações ou espalhando graça (caso esteja em estado de
graça) para todos os cantos, afinal, quem precisa lidar com o seu estado de
espírito é você. Mas, caso não esteja bem, é importante pedir ajuda, afinal
nunca é demais contar com um ombro amigo.
Não espere que as relações tensas lhe
mostrem qual é o reflexo de sua comunicação, afinal, você pode se perceber
antes mesmo de abrir a boca.
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