Existe
um lado muito legal da comunicação que é quando é utilizada para resolver
conflitos. Aliás, tudo na comunicação é muito bonito porque ela expõe um pouco
do que cada pessoa é e ainda demonstra como as relações se constroem a partir
daquilo que é dito. E, quando utilizada com amor, é possível dissolver os
piores mal entendidos.
E um desses mal entendidos é em relação à própria
comunicação. Quando se fala em se comunicar bem para dissolver problemas não significa
ser bonzinho o tempo todo. É bastante difícil diante de uma situação
desgastante (para os interlocutores) conseguir lidar com “o corrido” sem nenhum
irritação ou medo. Passar um momento conflitante também é um momento de
superação e, inevitavelmente, haverá emoção nas palavras. Um detalhe muito importante
é no “como” se fala e o quanto se pensa antes de falar qualquer coisa para
alguém, principalmente durante um conflito. No entanto, pontuar é sempre um
alívio.
Mas, o que é pontuar? É dizer aquilo que se pensa quando você
não se sentiu bem com algo ou quando viu algo que é legal e deseja pontuar.
Fazer uma pontuação adequada, dentro de um senso de ponderação, e ainda dizê-la
num momento certo é quase como uma arte. Existem pontuações que perdem seu valor
quando passam um determinado tempo (como um “eu te amo” atrasado, rsssss) e há
àquelas que exigem tempo e digestão.
Dizer o que se pensa não é nenhum pecado. Na verdade, creio
eu, que boa parte das mágoas existentes hoje no mundo poderiam ter sido
resolvidas com pequenas pontuações. Coisas que não foram ditas e permaneceram
engasgadas ou coisas que foram ditas e não compreendidas. Bom, existe um velho
ditado que diz que é inevitável voltar no tempo. Neste caso, em qualquer
situação em que seja necessário pontuar, pontue. Respire profundamente e
pontue. Porque, tem horas que é necessário deixar claro aquilo que se pensa.
Faça os cursos on-line da DNA Comunicativo:
0 comentários:
Postar um comentário