Estar desempregado e precisando de trabalho é uma das
sensações mais intoleráveis para o seu humano. Quando se precisa de dinheiro e
a sobrevivência fala mais alto é comum os profissionais começarem sair atirando
para todos os lados.
Mas, estratégia nunca é demais, principalmente quando se
procura trabalho. Como é necessário persuadir uma empresa é preciso saber o que
falar para, então, conseguir a tão sonhada vaga. Por isso, mandar seu currículo
(por e-mail, por exemplo) talvez não seja a maneira ideal de se conquistar o
que precisa. Talvez represente para a pessoa que receberá o e-mail apenas mais
um currículo entre tantos aqueles que chegam ao departamento de recursos
humanos.
A comunicação do “como você irá vender sua imagem profissional”
merece reflexão. É uma verdade que várias empresas estão demitindo já há alguns
anos. Mas, como um profissional percebe sua carreira é tão importante quanto
seu currículo, seja ele extenso ou enxuto. Isso porque sua auto percepção será
refletida na maneira como se oferece para o mercado de trabalho. Você prioriza
mais o salário e benefícios do que as atividades em si? Você fala de maneira
arrogante ou humilde demais? Tudo isso estará na sua comunicação porque faz
parte de seu DNA Comunicativo.
Para procurar um trabalho é preciso saber, antes de tudo, o
que se está buscando. Depois é necessário entender que empresas não são
depósitos de currículos. Elas têm propósitos, metas e, de modo geral, estão em
busca de profissionais como você. Mas, como a maioria dos profissionais pensou apenas
em mandar um currículo fica difícil uma seleção mais “humana”.
Não que mandar currículo seja errado, mas, deve existir um
passo antes dele que é muito importante: criar um relacionamento com a empresa
(ou as empresas) que deseja trabalhar. Ligue para a empresa quando ainda está
empregado, diga que tem interesse em determinada posição, convide a pessoa que
está interessada para tomar um cafezinho. Não especule, não minta, não seja
competitivo ou faça comparações. Apenas escute e estude a empresa que está
interessada. Convide-se para visitar a empresa. Assim, quando você sentir que
existe a possibilidade de demissão é hora de entrar em contato com as empresas
interessadas. Ou, quando sentir que você completou seu ciclo dentro da empresa
atual pode fazer a transferência para outra empresa (se houver a vaga) sem o
desespero de ficar sem um salário.
No entanto, alguns profissionais podem pensar: “ah, não tenho
tempo para networking!”. Bom, cada um prioriza aquilo que acha relevante na
vida. No entanto, mais do que fazer networking é preciso criar um
relacionamento. Sim, literalmente, criar um relacionamento. Como se fosse o
início de uma nova amizade que pode dar frutos. Sem, no entanto, cair na
tentação de manipular (mandar flores para a gerente de RH para conseguir alguma
coisa, por exemplo). Como nos relacionamentos pessoais, o relacionamento com a
empresa exige respeito, tempo, cultivo.
Afinal, a amizade, assim como o trabalho, é daquelas coisas
que tornam um ser humano melhor, não é mesmo? Por que, então, você vai apenas
mandar um currículo?
Don’t send curriculum
Being
unemployed and in need of work is one of the most intolerable feelings for
humans. When you need money and survival speaks louder is common professionals
start out shooting in all directions.
But
strategy is never enough, especially when looking for a job. As it’s necessary
to persuade a company you need to know what to say to then get the long awaited
job. So send your resume (by email, for example) may not be the ideal way to
achieve what you need. May represent for the person who will receive the email
just a resume among many that come to the human resources department.
The
communication of "how you will sell your professional image" deserves
reflection. It’s a fact that several companies are laying off some years ago.
But as a professional realizes his career is so important as your resume, be it
extensive or short. That's because your self-perception is reflected in the way
you offer yourself to the market. Do you prioritizes the salary and benefits
than the activity itself? Do you sound arrogant or too humble? All this will be
in your communication because it’s part of your DNA Communicative.
To search
for a job you need to know, first of all, what you are seeking for. Then you
must understand that companies aren’t curriculum’s deposits. They have purpose,
goals, and, in general, are looking for professionals like you. But, like most
professionals think only in sending a resume, is more difficult to do a “human”
selection.
It’s not
that sending curriculum is wrong, but there must be a step before it which is
very important: to create a relationship with the company (or companies) that
you want to work. Call to the company when you’re still employed, say you’re
interested in a certain position, invite the person who is interested to take a
coffee break. Don’t speculate, don’t lie, don’t be competitive or make
comparisons. Just listen and study the company that are interested. Invite
yourself to visit the company. So when you feel that there is the possibility
of dismissal it’s time to get in contact with interested companies. Or, when
you feel that you have completed your cycle at the current company, you can
transfer yourself to another company (if there is some position available)
without the desperation of being without a salary.
However,
some professionals may think: "Oh, I don’t have time for networking."
Well, each one prioritizes what finds relevant in life. However, more than
making networking you need to create a relationship. Yes, literally, create a
relationship. As if it were the beginning of a new friendship that can bear
fruit. Without, however, the temptation to manipulate (send flowers to the HR
manager to get something, for example). As in personal relationships, the
relationship with the company demands respect, time and cultivation.
After
all, friendship and work, is one of those things that make us better human
being, isn’t it? Why, then, you'll just send a resume?
Translator:
Bruna
Gonçalves. 23 anos. Redatora publicitária e marketing digital. Faço freelas de
conteúdo e de tradução. Pode me encontrar também no blog Não Sei se é Fome ou
Tédio ou por e-mail: brunalvgoncalves@gmail.com
Bruna Gonçalves. 23 years old. Copywriter and digital marketing.
Freelances in copywriting and translation. You can find me in Não Sei se é Fome
ou Tédio’s blog or by e-mail: brunalvgoncalves@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário