Você é o tipo de pessoa que não tem tempo e está sempre um
passo atrás do que deveria fazer? Já parou para pensar que o obstáculo para
melhor administração do tempo talvez seja sua comunicação?
Isso mesmo. Acredite! A comunicação faz uma diferença e tanto
ao longo do dia de um ser humano. As pessoas, em geral, passam parte do seu dia
se comunicando. Desde fazer pedidos simples como “por favor, passe o café” até situações mais complexas como reuniões de negócios, a comunicação está
lá, envolvida em quase todos as
atividades de uma pessoa comum.
Mas, você já reparou como você se comunica?
Engana-se quem acredita que ao falar, automaticamente, está
se comunicando bem. Na verdade, acreditar que as pessoas vão sempre entender o
que você está dizendo (porque você acha que se comunica bem) é um dos
principais motivos que impedem qualquer pessoa de ter uma boa comunicação (e,
consequentemente, perder tempo). Cada um tem suas crenças, cenário cultural
estabelecido e perspectiva sobre a vida que são muito particulares. Então, quando
você conversa com alguém sem levar em conta o contexto da pessoa (crenças,
cultura) com quem você dialoga, pode não ser entendido.
E aí, perde-se tempo. Pedidos que poderiam ter sido
facilmente compreendidos se fossem ditos de uma maneira simples e até mesmo
direta com seu interlocutor, acabam não sendo entendidos.
Brinco que os diálogos não compreendidos vão parar no mesmo
lugar que os guarda-chuvas e as canetas bics que somem: no mundo paralelo
(rsssss). Só que canetas e guarda-chuvas podem ser adquiridos novamente. O seu
tempo não.
Por isso, comece a observar como você realiza seus pedidos.
Como você “percebe” a pessoa com quem conversa. E esse “perceber” está relacionado
a entender qual é a melhor maneira de se comunicar com ela. Como farei meus pedidos? Qual a melhor
abordagem para falar sobre isso? Será que essa pessoa vai compreender se eu
falar assim ou assado? Será que estou realizando meu pedido de maneira empática
ou estou sendo invasiva(o) ou agressiva(o)?
A verdade é que quanto mais simples (e não vulgar, por favor,
apenas simples), simpática e empática for a sua comunicação, você irá ganhar
mais tempo pelo simples fato de evitar confusões, pequenas discussões ou o próprio
não entendimento de seu discurso.
Que tal, então, economizar tempo?
p.s: esse tema faz parte de um curso que se chama Economize tempo usando sua comunicação. Quer saber mais sobre o curso? Basta clicar no banner abaixo:
Save time
You’re the kind of people
who don’t have time and are always a step back of where you supposed to be?
Have you ever thought that the obstacle to improve the time management maybe is
your communication?
That’s right, Believe me!
The communication does a huge difference over the day of a human being. People
generally spend part of their day communicating. Since simple requests like
“can you pass the coffee, please”, even more complex situations like a business
meeting, communication is there, involved in almost all activities of a commom
person.
But have you ever realized
how do you communicate? It’s a mistake to believe that the action of speak,
automatically, is a good communication. In fact, to believe that people will
always understand what you’re speaking (just because you think you have a good
communication) is one of the biggest reasons that prevents anyone from having a
good communication (and consequently time waste).Everyone has its own beliefs,
established cultural background, and life's perspective that are very
particular. So, when you talk to someone without take in consideration the
person's context (beliefs, culture) who you’re talking, you can be
misunderstood.
And then, you lose time.
Requests that could be easily understood if asked in a simple and even direct
way to your interlocutor, end up being misunderstood.
I joke that the
misunderstood dialogues will stop in the same place of umbrellas and the BIC
pens that disappear: in a parallel world (rsssss). But this pens and umbrellas
can be purchased again. Your time doesn’t.
Therefore, start to note
how you do your requests. How you “realize” the person who you talk with. And
this “realize” is related to understand what is the best way to communicate
with other people. How I will do my requests? What is the best approach to talk
about that? Will this person understand if I talk like this or like that? Am I
doing my request in an empathic way or am I being intrusive or aggressive?
The truth is that the
simpler (and not vulgar, please, just simple), friendly and empathetic is your
communication, more time you will save avoiding confusion, little discussions
or the misunderstandment of your speech.
So, how about save time?
Translator:
Bruna Gonçalves. 23 anos. Redatora
publicitária e marketing digital. Faço freelas de conteúdo e de tradução. Pode
me encontrar também no blog Não Sei se é Fome ou Tédio ou por e-mail:
brunalvgoncalves@gmail.com
Bruna Gonçalves. 23 years old. Copywriter
and digital marketing. Freelances in copywriting and translation. You can find
me in Não Sei se é Fome ou Tédio’s blog or by e-mail:
brunalvgoncalves@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário