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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Economize tempo

        Você é o tipo de pessoa que não tem tempo e está sempre um passo atrás do que deveria fazer? Já parou para pensar que o obstáculo para melhor administração do tempo talvez seja sua comunicação?
        Isso mesmo. Acredite! A comunicação faz uma diferença e tanto ao longo do dia de um ser humano. As pessoas, em geral, passam parte do seu dia se comunicando. Desde fazer pedidos simples como “por favor, passe o café” até situações mais complexas como reuniões de negócios, a comunicação está lá, envolvida em quase todos as atividades de uma pessoa comum.
        Mas, você já reparou como você se comunica?
   Engana-se quem acredita que ao falar, automaticamente, está se comunicando bem. Na verdade, acreditar que as pessoas vão sempre entender o que você está dizendo (porque você acha que se comunica bem) é um dos principais motivos que impedem qualquer pessoa de ter uma boa comunicação (e, consequentemente, perder tempo). Cada um tem suas crenças, cenário cultural estabelecido e perspectiva sobre a vida que são muito particulares. Então, quando você conversa com alguém sem levar em conta o contexto da pessoa (crenças, cultura) com quem você dialoga, pode não ser entendido.
     E aí, perde-se tempo. Pedidos que poderiam ter sido facilmente compreendidos se fossem ditos de uma maneira simples e até mesmo direta com seu interlocutor, acabam não sendo entendidos.
        Brinco que os diálogos não compreendidos vão parar no mesmo lugar que os guarda-chuvas e as canetas bics que somem: no mundo paralelo (rsssss). Só que canetas e guarda-chuvas podem ser adquiridos novamente. O seu tempo não.
        Por isso, comece a observar como você realiza seus pedidos. Como você “percebe” a pessoa com quem conversa. E esse “perceber” está relacionado a entender qual é a melhor maneira de se comunicar com ela.  Como farei meus pedidos? Qual a melhor abordagem para falar sobre isso? Será que essa pessoa vai compreender se eu falar assim ou assado? Será que estou realizando meu pedido de maneira empática ou estou sendo invasiva(o) ou agressiva(o)?
        A verdade é que quanto mais simples (e não vulgar, por favor, apenas simples), simpática e empática for a sua comunicação, você irá ganhar mais tempo pelo simples fato de evitar confusões, pequenas discussões ou o próprio não entendimento de seu discurso.
        Que tal, então, economizar tempo?

       

 p.s: esse tema faz parte de um curso que se chama Economize tempo usando sua comunicação. Quer saber mais sobre o curso? Basta clicar no banner abaixo:


Save time

        You’re the kind of people who don’t have time and are always a step back of where you supposed to be? Have you ever thought that the obstacle to improve the time management maybe is your communication?
        That’s right, Believe me! The communication does a huge difference over the day of a human being. People generally spend part of their day communicating. Since simple requests like “can you pass the coffee, please”, even more complex situations like a business meeting, communication is there, involved in almost all activities of a commom person.
        But have you ever realized how do you communicate? It’s a mistake to believe that the action of speak, automatically, is a good communication. In fact, to believe that people will always understand what you’re speaking (just because you think you have a good communication) is one of the biggest reasons that prevents anyone from having a good communication (and consequently time waste).Everyone has its own beliefs, established cultural background, and life's perspective that are very particular. So, when you talk to someone without take in consideration the person's context (beliefs, culture) who you’re talking, you can be misunderstood.
        And then, you lose time. Requests that could be easily understood if asked in a simple and even direct way to your interlocutor, end up being misunderstood.
        I joke that the misunderstood dialogues will stop in the same place of umbrellas and the BIC pens that disappear: in a parallel world (rsssss). But this pens and umbrellas can be purchased again. Your time doesn’t.
        Therefore, start to note how you do your requests. How you “realize” the person who you talk with. And this “realize” is related to understand what is the best way to communicate with other people. How I will do my requests? What is the best approach to talk about that? Will this person understand if I talk like this or like that? Am I doing my request in an empathic way or am I being intrusive or aggressive?
        The truth is that the simpler (and not vulgar, please, just simple), friendly and empathetic is your communication, more time you will save avoiding confusion, little discussions or the misunderstandment of your speech.
        So, how about save time?

Translator:

Bruna Gonçalves. 23 anos. Redatora publicitária e marketing digital. Faço freelas de conteúdo e de tradução. Pode me encontrar também no blog Não Sei se é Fome ou Tédio ou por e-mail: brunalvgoncalves@gmail.com

Bruna Gonçalves. 23 years old. Copywriter and digital marketing. Freelances in copywriting and translation. You can find me in Não Sei se é Fome ou Tédio’s blog or by e-mail: brunalvgoncalves@gmail.com

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