Não é todo mundo que repara que a comunicação pode ser um
instrumento e tanto para o bom relacionamento no trabalho. É a comunicação que
mostra (como se fosse um moldura) quem realmente cada um é. Formada pelas
expressões, o tom de voz, o uso das palavras, a expressão corporal, tudo isso compõe
o ser humano, atribuindo a ele características transparentes.
A comunicação está em todos os cantos do trabalho. Está no
cafezinho, na mesa de trabalho, na troca de olhares ora complacentes, ora não.
Não há vida numa empresa sem a comunicação. Então, por que não fazer bom uso
dela?
Quando um país passa por um momento de insegurança, como na
atualidade, é comum perceber o medo dos profissionais verbalizado em queixa.
Aumenta também o estresse e as relações podem se tornar mais difíceis, afinal os
ambientes ficam mais competitivos. E, é nessa hora que é preciso ter um olhar
mais observador em relação a sua comunicação.
A primeira dica é “não vá armado para o trabalho” (leia-se,
pronto para a briga). Boa parte das pessoas tem a defensiva muito alta,
principalmente quando estão num ambiente competitivo. Demonstrar que você está
armado para qualquer situação pode gerar mais estresse. Então, seja cordial. Chegue
no trabalho distribuindo sorrisos, cordialidades. E não seja reativo à primeira provocação. Lembre-se, ser gentil é uma
das maneiras mais deliciosas de expressar o seu melhor.
Outra dica muito simples é não seja você o pessimista. Se
você quer encontrar soluções para “passar” pelo momento de crise do país ou da
sua empresa, não é desaforando palavras ruins que você vai conseguir. Pelo
contrário. Então, saia de perto dos pessimistas e tente sempre mostrar e ver o
lado bom das situações.
Uma sugestão que vale a pena em qualquer situação
(principalmente as de tensão) é “não faça um inimigo por acaso.” Muitas pessoas
pensam que podem falar tudo aquilo que vem a cabeça. Quando as pessoas estão
numa situação de estresse qualquer frase dita fora de contexto pode gerar
conflito (e até revolta). Você não quer isso, certo? Então, pense muito bem no que
vai falar.
E, apesar disso, tente manter a espontaneidade. Ninguém gosta
de trabalhar com colegas que não conseguem dividir uma piada. Mesmo num momento
de tensão, permita-se rir, tente manter o ambiente tranquilo e, por que não,
até relaxado?
É importante também levar em conta que por mais relaxado que
se esteja não se pode relaxar com o seu trabalho, muito menos com sua escrita e
fala. Então, nada de escrever aquele e-mail dizendo “a maioria vão”. Lembre-se:
seu chefe lhe contratou por suas competências e, é claro, quer que você não
escorregue nem gramática, nem na fala.
E, muito importante: tenha noção de como é que você se
comunica. Peça feedback a colegas que
você confia. E se você tiver alguma dificuldade, como de apresentação,
coordenação de uma reunião ou até e-mails que geraram ruídos (ainda que sem
intenção) é hora de investir na sua comunicação. Sem medo do que irá encontrar
pela frente porque, afinal, sua comunicação é o melhor que você pode comunicar
de você mesmo.
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