Um dos maiores desafios de quem procura um emprego é saber o
que falar para conquistar o seu próximo “chefe”. Existe uma série de situações
que podem atrapalhar o desempenho do candidato durante a entrevista. Um desses
fatores é não saber o que dizer sobre si mesmo, talentos ou desempenho em
empregos anteriores.
Muitos falam que ficam nervosos ao fazer uma entrevista. De
fato, quando alguém precisa de um trabalho para sua sobrevivência ou expansão
profissional, é comum que o nervosismo possa tomar conta naquele momento em que
se está com o “entrevistador”. Afinal, a entrevista, muitas vezes tão simples,
“tem que dar certo”.
Então, se você procura por um trabalho ou almeja um emprego
melhor, é hora de prestar atenção na sua comunicação. Uma das maneiras de se
controlar o nervosismo durante a entrevista de emprego é, justamente, usando a
comunicação a seu favor, fazendo com que a comunicação mostre quem você é e
como pode contribuir com a vaga tão sonhada. Mas, o importante, é fazer isso sem
parecer arrogante.
A dica número um é: treine em casa o seu discurso. Sem medo
se sentir ridículo. Estude bem a vaga que está buscando, selecione os atributos
que vão ser condizentes com o novo trabalho e crie um discurso linear sobre
seus talentos.
Mas, o que é um discurso linear?
Bom, quando se está sendo testado, uma das primeiras coisas
que as pessoas fazem é aumentar suas competências para tentar ser competitivo
para aquela vaga. Ou ainda, pode acontecer o contrário: o profissional se sentir
demasiadamente intimidado com o entrevistador (que nem sempre é simpático) e
acabar se esquecendo de seus atributos para a vaga.
Então, estude (e seja honesto com você mesmo) a respeito de
como você pode colaborar com aquela empresa, enumerando algumas de suas
competências. Por exemplo, se você almeja um cargo operacional, estude um
discurso sobre suas experiências anteriores e se estruture com informações sobre
os benefícios de seu desempenho para seu antigo emprego. Bem como se sua função
nova exige idioma específico, é hora de treinar mais um pouco essa entrevista
no idioma pedido. Se você busca um cargo de chefia, por exemplo, estruture um
discurso sobre a liderança e como está acostumado a lidar com sua equipe. De
que maneira realiza a motivação, como auxilia nos problemas, como fornece
feedback.
E, depois de fazer esse levantamento, faça uma simulação
dessa entrevista com alguém de sua confiança. Mas, não alguém muito bonzinho
(como a melhor amigo ou companheiro). Pense naquele colega de trabalho que você
confia e simule a entrevista, nem que seja on-line (por Skype, por exemplo) com
ele. E melhor, grave com o seu celular a sua simulação de entrevista.
Feito isso, é hora de analisar seu desempenho: como foi o seu
discurso? Como observa seu tom de voz? De que maneira se portou diante das
perguntas mais “difíceis”?
É muito importante observar uma coisa: diante do
comportamento provocativo do entrevistador (se ele ocorrer) não seja reativo.
Os profissionais estão cada vez mais (infelizmente) acostumados a lidar com
perfis de pessoas que nada ajudam no andamento de uma empresa. Então, a
entrevista não é o momento de você demonstrar irritação. Use a elegância para
as saias justas. E, se você perceber que as provocações estão indo muito além
do que imaginava, é hora de pensar se quer mesmo a vaga nessa empresa, pois, se
o entrevistador é uma pessoa agressiva, como será sua rotina?
E um detalhe também importante: anote todos os tipos
possíveis de perguntas e peça para o seu entrevistador de simulação fazê-las.
Assim, você está preparado para imprevistos.
Lembre-se, sua comunicação não é apenas aquilo que você fala,
mas um conjunto de fatores comunicativos que irão denunciar quem você é, como o
tom de voz, as expressões faciais, a escolha das palavras certas, o modo
assertivo que lida com as situações limites e, também, postura corporal.
Sabendo disso, agora é hora de praticar para sair tudo certo na hora da
entrevista.
Uma boa sorte!
p.s: você também pode melhorar sua comunicação fazendo os cursos on-line da DNA Comunicativo. Basta acessar o link.
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