Já teve a sensação de que você disse algo muito simples, mas
que foi entendido de outra maneira ou que sofreu uma interpretação equivocada?
O que o outro entende é um mistério, que talvez nunca seja
desvendado. Ainda mais se a pessoa em questão não está a fim de simplificar a
sua fala ou situação.
Simplificar? O que seria isso?
A vida está tão cheia de excessos de quase todas as ordens
que o simples é a nova busca do ser
humano. Ser simples, a meu ver, é ser feliz com as coisas que se tem, estar bem
com suas escolhas, alegre com as situações e desafios, satisfeito com seus
posicionamentos. E isso tudo refletirá na sua comunicação. Quem é simples não
fala com interesses subentendidos, não expressa paixões ou ira. Reflete antes
de falar.
Gosto de um ponto de vista sobre o simples que não me lembro
de quem é, mas que, pelo menos para mim, faz todo o sentido: simples é aquilo
do qual não se tem dúvidas. Há também
outro apontamento sobre o simples, um provérbio chinês, que diz assim: "é
preciso ficar longe daqueles (e das situações) que matam o que é simples".
Como alguém poderia matar o que é simples?
Mata-se o simples, a toda hora e a todo momento. E a
comunicação é o meio, pelo qual, esse movimento é realizado. Por isso,
simplificar o que se diz é tão importante. Trago, abaixo, alguns exemplos de
como as pessoas não simplificam sua fala. Não são simples...
...aqueles que não
entendem seus sentimentos. E que, por isso, despejam sobre os outros os seus
descontentamentos, verbalizando sua amargura;
...aqueles que acreditam
que são superiores e que, por isso, tornam sua comunicação de difícil acesso para
que os outros não entendam;
...aqueles que acionam uma
pessoa, mas, sem qualquer responsabilidade de troca justa, acabam não
respondendo ou encerrando o diálogo, deixando seu interlocutor no vazio;
...aqueles que verbalizam
a indireta ou a provocação, sem permitir ao outro um diálogo mais eficiente ou
até conclusivo;
...aqueles que ferem sem
entender o peso das palavras, fazendo com que os outros sofram;
...os maledicentes, que
não trazem pureza no coração e que só percebem maldade nos outros;
...aqueles que erram com
uma pessoa e que, pela falta de humildade, preferem difamar (ou culpar mesmo) o
outro para se safar;
...aqueles que zombam dos
outros, verbalizando sua ignorância, por não entender as diferenças;
...aqueles que desconhecem
a compaixão e ridicularizam os sentimentos mais nobres.
Simplificar a fala pode ser um movimento muito simples. Para
isso, é necessário que você entre em um processo colaborativo. Afinal, será
preciso...
...entender, todos os
dias, como está seu coração;
...simplificar sua fala
para que todos entendam. Simplificar não é vulgarizar, mas falar de um jeito que
possa ser acessível a todos;
...entender que quando
você aciona alguém, está tomando o tempo dessa pessoa. Diga, claramente, o que
deseja com o outro. E encerre o diálogo;
...deixar de fazer
indiretas. Você pode optar por maneiras mais eficazes de resolver seus
conflitos como, por exemplo, expressando aquilo que sente;
...avaliar o peso das
palavras antes de falar. Isso evitará pequenos equívocos a grandes tragédias;
...parar de falar mal dos
outros. Tente observar o lado bom de tudo e todos. Afinal, todos tem um lado
bom, inclusive você!
...ter humildade para
dizer que errou e pedir desculpas. Não culpe terceiros por um erro que cometeu;
...deixar os preconceitos
de lado. Pense que aquilo que você não gosta, de repente, não entende apenas.
Isso evitará que verbalize palavras preconceituosas;
...abrir seu coração. Se
alguém lhe faz uma gentileza e você duvida, talvez seja hora de verbalizar a
gratidão, antes de expressar sua dúvida.
Com esses passos muito simples é possível evitar que aquilo
que se diz se torne um enigma para seu interlocutor e termine mal interpretado.
Simples, não?
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5 comentários:
Alloyse, sempre leio seus textos por que acho que você consegue trazer temas e dilemas muito modernos e colocá-los em linhas simples.
É sempre reconfortante se encontrar com a simplicidade, especialmente das relações entre as pessoas.
Adoro te visitar aqui!
Beijos
oops, acho que mandei dois comentários iguais. sorry. hehe
Venha sempre, Renata.
Fico muito feliz de saber que outras pessoas também abrem seu coração para a comunicação.
Não se preocupe, não teve dois comentários não. E mesmo que tivesse, seriam muito bem vindos. Rssssss.
Abraços e gratidão.
Alloyse, de coração? Texto perfeito. Simples assim.
Obrigada, queridão.
Tudo de bom!
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