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quarta-feira, 11 de julho de 2012

Revolucione-se!

          O mundo te parece um pouco diferente daquilo que foi contado para você ?
          Tudo realmente está mudando!
        O que foi pregado nas organizações, multinacionais, durante décadas não parece mais fazer o menor sentido.  Inclusive a maneira como lidamos com o trabalho.
       E isso modificou também a forma como nos comunicamos. O será o contrário? O vídeo abaixo foi criado pela agência Box 1824 e mostra a percepção das gerações em relação  ao trabalho e, claro,  como isso afeta nossa comunicação. O vídeo é grande, mas revelador. Vale a pena ir até o final!




             O que isso tem a ver com a sua empresa, com o seu negócio ou a sua portinha? Tudo! Como trabalhamos, nos relacionamos e nos comunicamos no nosso dia-a-dia, vão dizer muito da sua imagem e da sua marca. Por isso, fui conversar com a especialista em Branding, Viviane Camargo, sócia-diretora da Aurora Branding de Curitiba. Fiz um bate papo com ela e veja o que ela disse sobre comunicação + branding.

- Esse vídeo mostra que as pessoas mudaram a sua maneira de enxergar o trabalho e as suas relações pessoais. Isso significa que a comunicação também mudou. De que maneira?
A maior mudança é a atitude das marcas com relação aos seus consumidores. Quando analisamos o conteúdo desse vídeo, concluímos que esse novo consumidor só se relaciona com marcas que realmente conversam com ele. Ou seja, a atitude passiva da comunicação do mundo analógico, onde as marcas falavam na mídia de massa e o consumidor absorvia seu conteúdo, deve hoje se transformar para um trabalho colaborativo /co-criativo, onde o consumidor exige estar no controle, onde ele quer criar junto, dividir suas experiências e anseios. E esse novo comportamento impacta muito na forma como a gente se comunica. Tudo é baseado num relacionamento - e não existe relacionamento onde um fala e outro só ouve. Uma relação de verdade pressupõe falar e ouvir e, a partir daí, aprimorar e melhorar sempre. 

- Como a comunicação pode afetar o Branding de uma empresa? Explica um pouquinho para a gente o que é o Branding.
Branding é o trabalho de construção e gestão de marcas. Leia-se "marca" como todas as manifestações de determinado negócio.
Por exemplo: a comunicação é uma manifestação da marca, então ela compõe o trabalho de branding de uma empresa. A mesma coisa para várias outras manifestações: desde o produto ou serviço que a empresa oferece até o ambiente da loja, os uniformes da equipe de vendas, o pós-vendas, etc.
O branding trabalha para que todos esses pontos de contato da marca (=empresa) estejam alinhados (todos devem manifestar a mesma marca, o mesmo negócio, a mesma empresa) para que o consumidor construa sua impressão e relação com ela da forma mais correta possível.  

- A comunicação das marcas também tem evoluído. Elas parecem menos competitivas e mais “corretas” ao tentar conquistar o cliente. Isso parece uma tendência de comportamento das pessoas se compararmos, por exemplo, as gerações X e Y.
Sem dúvida! Num mundo absolutamente sem fronteiras como temos hoje, e mais acentuado quando falamos de geração Y, as empresas precisam se posicionar com relação ao seu real propósito: para que vieram ao mundo e qual sua contribuição para ele. Esse novo consumidor exige essa postura e, quando vê que é apenas um discurso, reage e coloca a verdade à tona com clareza.
Muitas empresas ainda não se deram conta do poder dessa geração que é muito mais "politicamente correta" e engajada que as anteriores e que tem em suas relações, principalmente com as redes sociais, sua maior manifestação de força.

- O vídeo também mostra que a comunicação é mais fácil hoje em dia do que há 10 anos. No que isso facilita o fortalecimento das marcas?
Acredito que o processo de co-criação, onde o consumidor "cria" e desenvolve os produtos, serviços e até a comunicação junto com as empresas facilitam bastante o processo de comunicação. Hoje é muito mais relevante uma marca estar aberta a ouvir e a repensar seu modo de agir e de falar (comunicação) do que há alguns anos, quando o consumidor era distante e os gestores precisavam praticamente adivinhar o que o consumidor queria ou ainda optavam por seguir o que o seu concorrente fazia. Por outro lado, esse perfil exige uma postura realmente aberta por parte da empresa, acredito que aí é que está a maior dificuldade. Muitos gestores ainda não querem ouvir seus consumidores de forma verdadeira pois não estão abertos a grandes transformações.

- Agora vamos falar especificamente da geração Y. Muitos profissionais reclamam que eles são acessíveis, mas não se fixam a marcas, idéias. Como as marcas devem se comunicar com esse grupo para poder vender seu produto? 
Precisam ser relevantes. Ou seja, precisam pensar, agir e se comunicar de acordo com os anseios dessa. Cada vez mais as grandes marcas focam na vida desse target, nas suas alegrias e angústias, nas suas perspectivas de futuro, nas suas relações sociais do que efetivamente no produto que desenvolvem. No nosso trabalho costumamos sempre dizer para nossos clientes que, depois que conseguimos iniciar essa relação verdadeira e relevante com seus consumidores, os colocando como direcionadores de nossas estratégias; sabemos a direção que a empresa deve tomar. E não o inverso, onde o consumidor se fideliza com o que a empresa quer vender. Essa postura não existe com a geração Y.

- Já dizia Chacrinha que quem não se comunica, se trumbica. Como isso se aplica às empresas e às marcas?
Chacrinha estava certíssimo, principalmente porque ele falava sobre relacionamento, e não sobre comunicação, mídia, etc. As estratégias de comunicação estão cada vez mais focadas no individual (one-to-one), mesmo para grandes marcas que têm objetivos de massa. Hoje é muito mais importante e relevante a empresa se RELACIONAR com seus consumidores de forma mais próxima e aberta do que FALAR com eles de forma massificada. Comunicação é cada dia mais relacionamento, diálogo, participação, colaboração.

É isso aí, gente! 

Gostaria de agradecer a participação de Viviane nesse site. Foi muito bacana esse bate bapo. Ela trouxe dicas importantes para a gente tentar "conversar" melhor com o nosso público e conquistar o cliente, independentemente de qual geração ele for. Ficou interessado pelo trabalho da Viviane? Informações sobre ela e a Aurora estão abaixo:



Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR e pós-graduada em Planejamento de Marketing pela ESPM-SP. Com 20 anos de experiência, atuou como diretora de contas e diretora de atendimento de importantes agências de comunicação como DM9DDB, McCann-Erickson e JWT. Trabalhou para grandes marcas como HSBC, TAM, Honda Motos, Itaú Seguros, L’oréal Paris, Grupo Positivo, entre outras. É sócia-diretora da www.aurorabranding.com.br









http://dnacomunicativo.com.br/produtos/


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