Marcadores

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual é o seu estilo?


         Vocês já repararam no estilo das letras que estão ao nosso redor? Elas estão em todos os cantos: nos livros que lemos, assim como nas revistas; no luminoso da padaria; no catálogo da Avon; no painel de um prédio. E cada letra tem um jeito peculiar de ser escrito! A dona da frutaria, por exemplo, não gostaria que o tipo de letra usado na fachada da sua pequena empresa fosse o mesmo da cabeleireira vizinha.  Assim como os diretores do HSBC não gostariam que o Banco Santander usasse os mesmos tipos de letras que eles.
         As letras dão uma identidade visual a um produto. Por isso, em geral, as empresas recorrem à tipografia, que é o processo de criação de um tipo de “letra” para dar forma à escrita ou a um texto. Alguns desses tipos marcaram época ou mudaram todo um conceito editorial que é seguido até hoje. É o exemplo da Revista The New Yorker, que tem o tipo de letra associado à elegância:




         Algumas empresas foram tão autênticas que criaram um tipo de letra exclusivo para eles, como alguns jornais espalhados pelo mundo.







         






         Outras empresas ficaram conhecidas por sua tipografia. E não arriscaram trocar suas letras originais, tamanha a identificação do público.








         E já repararam no estilo das letras dos filmes? Algumas conseguem traduzir exatamente a ideia do roteiro.









         As letras próprias também são muito usadas pelos canais de televisão. Alguns, ficaram mundialmente famosos pelo desenho de suas siglas.



                                       
           
           É claro que não é toda empresa que pode ou quer ter uma letra própria. Quem aqui nunca usou a fonte Times New Roman para escrever qualquer coisa? Viu, só? Você está usando o estilo criado por alguém. É como usar uma roupa de um estilista, só que em vez de vesti-la, você empresta o estilo para escrever. 
       Para o designer André Feijó da Mango Design (que é também criador deste site), a tipografia serve para transmitir estilo e personalidade à marca através de seu desenho, levando em conta aspectos de legibilidade e "leiturabilidade".
         E aí, já escolheu qual é o seu estilo de letra?

0 comentários:

Postar um comentário