Vocês já repararam no estilo das letras
que estão ao nosso redor? Elas estão em todos os cantos: nos livros que lemos,
assim como nas revistas; no luminoso da padaria; no catálogo da Avon; no painel
de um prédio. E cada letra tem um jeito peculiar de ser escrito! A dona da frutaria, por exemplo, não gostaria que o tipo de letra usado na fachada da sua pequena empresa fosse o mesmo da cabeleireira vizinha. Assim como os diretores do HSBC não gostariam que o Banco Santander usasse os mesmos tipos de letras que eles.
As letras dão uma identidade visual a um produto. Por isso, em geral, as empresas recorrem à tipografia, que é o processo de criação de um tipo de “letra” para dar forma à escrita ou a um texto. Alguns desses tipos marcaram época ou mudaram todo um conceito editorial que é seguido até hoje. É o exemplo da Revista The New Yorker, que tem o tipo de letra associado à elegância:
Algumas empresas foram
tão autênticas que criaram um tipo de letra exclusivo para eles, como alguns jornais
espalhados pelo mundo.

Outras empresas ficaram conhecidas por sua
tipografia. E não arriscaram trocar suas letras originais, tamanha a
identificação do público.
E já repararam no estilo das letras dos filmes?
Algumas conseguem traduzir exatamente a ideia do roteiro.
As letras próprias também são muito
usadas pelos canais de televisão. Alguns, ficaram mundialmente famosos pelo
desenho de suas siglas.
É claro que não é toda empresa que pode
ou quer ter uma letra própria. Quem aqui nunca usou a fonte Times New Roman
para escrever qualquer coisa? Viu, só? Você está usando o estilo criado por
alguém. É como usar uma roupa de um estilista, só que em vez de vesti-la, você
empresta o estilo para escrever.
Para o designer André Feijó da Mango Design (que é também criador deste site), a tipografia serve para transmitir estilo e personalidade à marca através de seu desenho, levando em conta aspectos de legibilidade e "leiturabilidade".
Para o designer André Feijó da Mango Design (que é também criador deste site), a tipografia serve para transmitir estilo e personalidade à marca através de seu desenho, levando em conta aspectos de legibilidade e "leiturabilidade".
E aí, já escolheu qual é o seu estilo de letra?
0 comentários:
Postar um comentário