Marcadores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Na era dos símbolos


      Vocês já repararam que a nossa linguagem se modifica em uma velocidade incrível? Eu acredito que as mudanças ortográficas aconteçam a cada 10 anos, mais ou menos. Mas, se parássemos para pensar quantos séculos o português levou para se emoldurar como língua, ficaríamos chocados com a rapidez como um idioma é capaz de sofrer modificações.
    Não estou defendendo a estagnação, nem a normal culta. Como observadora das línguas, amo sotaques, gírias, expressões regionais, trejeitos ao falar. Mas, um fato tem me chamado a atenção nos últimos tempos. Uma amiga me disse que, daqui a algumas décadas, não vamos mais escrever e sim desenhar símbolos. Como os Hieróglifos para os egípcios - perguntei? Isso mesmo, ela disse. Quer um exemplo?

         Quando você vai ao toilet, não precisa estar escrito “banheiro”.


         
           Assim como você sabe o lugar certo de jogar o lixo.



         Sem contar os inúmeros símbolos que temos para as ferramentas da internet.





         E os aplicativos para celular? Eles também se tornaram símbolos universais.



         
           E as empresas que são conhecidas pelos seus símbolos?



         Religiões também tem símbolos.




         
          Assim como profissões.




         E ainda bem que existe uma dose de humor para os símbolos de hoje.






         Brincadeiras à parte. Não importa muito em que país você esteja, é um fato que os símbolos ajudam a nos situarmos no mundo. E se tornaram a identificação visual daquilo que queremos ou procuramos. É claro que a linguagem escrita nunca vai deixar de existir. Felizmente, não vamos voltar a usar os Hierófligos. Mas, que esses egípcios eram bem moderninhos, isso eles eram.







p.s:  os Hieróglifos foram usados pelos egípcios mais ou menos 3.500 a.C. Dizem os especialistas que muitos pesquisadores morreram para tentar identificar essa língua de símbolos, devido a sua complexidade. O Hórus, figura acima, não necessariamente é datado da época dos Hieróglifos, mas é um dos símbolos mais fortes e duradouros da humanidade. Significa proteção contra o olho gordo.




Que tal investir na sua comunicação? A DNA Comunicativo (empresa de Alloyse Boberg) oferece cursos em formato podcast (áudio) a preços acessíveis. Ou seja, você pode fazer um curso correndo no parque ou até mesmo preso no trânsito. Basta ir até a LOJA DA DNA COMUNICATIVO. 

0 comentários:

Postar um comentário