Uma
das perguntas que mais escuto todos os dias é: para que serve o Media Training?
É um fato que essas duas palavrinhas soam esquisitas à primeira “escutada”. E,
se levadas ao pé da letra, parecem algo muito distante da realidade, talvez
algo exclusivo do mundo executivo. Mas, não é.
Media
Training não pode ser entendido exclusivamente como “treinamento de mídia” que
é a analogia que a maioria das pessoas faz. É, na verdade, um conceito sobre o
desenvolvimento da comunicação pessoal e profissional. E aí, você vai me perguntar: mas, não é para
treinar para a exposição na mídia? Também!
Se
pararmos para analisar, todos os dias e, todo momento, estamos lidando com
pessoas e praticando a nossa comunicação. Volta e meia eu coloco nesse site posts sobre a importância de analisarmos
a maneira como nos comunicamos. Pense bem: quando você chega ao trabalho, antes
mesmo de trabalhar, você está se comunicando. Você fala com o porteiro, com a
secretária, com um colega de trabalho. Depois, durante suas atividades, você
passa todo o seu tempo se comunicando. Quer exemplos? Você fala com clientes,
atende telefonemas, manda emails, faz prospecções. Você pode não reparar, mas o
que você está fazendo é comunicação. Até mesmo os médicos quando realizam uma
cirurgia estão se comunicando com uma equipe inteira.
Em
algumas profissões, o comunicar se torna mais evidente. Como no Jornalismo, na Publicidade.
Professores e palestrantes também utilizam muito a comunicação. Assim como coachs, advogados, funcionários públicos
e por aí vai. Todos nós usamos a comunicação o tempo todo.
E
o que o Media Training tem a ver com isso? A maneira como nos comunicamos diz
muito da gente, como pessoa e como profissional e o mundo ao nosso redor
percebe isso. Se eu sei me comunicar bem, possivelmente tenha mais chances de
atingir meus objetivos, de conquistar clientes. O Media é uma ferramenta que
possibilita entender como você se comunica e como pode melhorar ainda mais sua comunicação.
Seja para uma palestra, uma aula, uma
audiência, uma reunião e também para uma entrevista na mídia. É um treinamento
prático do desenvolvimento da sua comunicação, seja qual área for a sua. Para isso, é treinada a maneira como você
fala; suas gesticulações; suas expressões; o seu tom de voz em determinada
situação; o tipo de discurso que você está usando para que tipo de situação.
O
conceito de Media Training como um treinamento exclusivo para quem vai se expor
na mídia surgiu porque, em geral, nos preparamos para “falar bem” quando a nossa
exposição é muito grande. Como é o caso da mídia. É evidente que precisamos nos
preparar para falar na mídia. Mas, nos esquecemos que precisamos “falar bem” também
durante todo nosso dia, com os clientes, filhos, parentes, colegas de trabalho.
E o Media Training também cumpre essa função.
A
maioria das pessoas que procura o Media Training está em busca de uma oratória
melhor. Mas, logo percebe que expandindo a maneira como se comunica acaba
interagindo melhor com os meios onde vive, seja sua casa, seu trabalho, seu
ambiente de lazer.
0 comentários:
Postar um comentário