Marcadores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Para que serve o Media Training?


                Uma das perguntas que mais escuto todos os dias é: para que serve o Media Training? É um fato que essas duas palavrinhas soam esquisitas à primeira “escutada”. E, se levadas ao pé da letra, parecem algo muito distante da realidade, talvez algo exclusivo do mundo executivo. Mas, não é.
                Media Training não pode ser entendido exclusivamente como “treinamento de mídia” que é a analogia que a maioria das pessoas faz. É, na verdade, um conceito sobre o desenvolvimento da comunicação pessoal e profissional.  E aí, você vai me perguntar: mas, não é para treinar para a exposição na mídia? Também!
                Se pararmos para analisar, todos os dias e, todo momento, estamos lidando com pessoas e praticando a nossa comunicação. Volta e meia eu coloco nesse site posts sobre a importância de analisarmos a maneira como nos comunicamos. Pense bem: quando você chega ao trabalho, antes mesmo de trabalhar, você está se comunicando. Você fala com o porteiro, com a secretária, com um colega de trabalho. Depois, durante suas atividades, você passa todo o seu tempo se comunicando. Quer exemplos? Você fala com clientes, atende telefonemas, manda emails, faz prospecções. Você pode não reparar, mas o que você está fazendo é comunicação. Até mesmo os médicos quando realizam uma cirurgia estão se comunicando com uma equipe inteira.
               Em algumas profissões, o comunicar se torna mais evidente. Como no Jornalismo, na Publicidade. Professores e palestrantes também utilizam muito a comunicação. Assim como coachs, advogados, funcionários públicos e por aí vai. Todos nós usamos a comunicação o tempo todo.





                E o que o Media Training tem a ver com isso? A maneira como nos comunicamos diz muito da gente, como pessoa e como profissional e o mundo ao nosso redor percebe isso. Se eu sei me comunicar bem, possivelmente tenha mais chances de atingir meus objetivos, de conquistar clientes. O Media é uma ferramenta que possibilita entender como você se comunica e como pode melhorar ainda mais sua comunicação.  Seja para uma palestra, uma aula, uma audiência, uma reunião e também para uma entrevista na mídia. É um treinamento prático do desenvolvimento da sua comunicação, seja qual área for a sua.  Para isso, é treinada a maneira como você fala; suas gesticulações; suas expressões; o seu tom de voz em determinada situação; o tipo de discurso que você está usando para que tipo de situação.
                O conceito de Media Training como um treinamento exclusivo para quem vai se expor na mídia surgiu porque, em geral, nos preparamos para “falar bem” quando a nossa exposição é muito grande. Como é o caso da mídia. É evidente que precisamos nos preparar para falar na mídia. Mas, nos esquecemos que precisamos “falar bem” também durante todo nosso dia, com os clientes, filhos, parentes, colegas de trabalho. E o Media Training também cumpre essa função.
                A maioria das pessoas que procura o Media Training está em busca de uma oratória melhor. Mas, logo percebe que expandindo a maneira como se comunica acaba interagindo melhor com os meios onde vive, seja sua casa, seu trabalho, seu ambiente de lazer.
                E aí? Você sabe como você se comunica?






0 comentários:

Postar um comentário