Marcadores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O dia em que Príncipe Charles virou "mocinho" do tempo


         Ao perceber que o prestígio da monarquia não andava lá aquelas coisas, Príncipe Charles resolveu deixar seus confortáveis aposentos de um de seus castelos para falar com o seu povo.
         Não foi de nenhum púlpito ou das janelas do tradicional Windsor que Charles fez mais um pronunciamento. Foi da televisão mesmo.
         Sem nenhum compromisso com protocolos, o Príncipe, que sempre foi visto como aristocrático demais e arrogante, provou que também tem simpatia e se preocupa com as coisas mundanas que nós, reles mortais, também nos preocupados. Como o clima!
         Charles virou, por poucos minutos, o apresentador do tempo na BBC Escocesa. Falou para milhões de pessoas com a maior desenvoltura possível e até fez piadas. 


        Ah, Charles! Depois de anos ofuscado pela carismática ex-mulher, mostrou ao mundo que também é muito engraçado quando consegue falar a linguagem que seu povo. Não deve ser fácil agüentar o clima da Grã-Bretanha. Nem mesmo para um príncipe.
         Pode até parecer uma boa tacada de marketing, mas o que Charles fez foi o mínimo de esforço para falar com o seu público alvo. Há centenas de anos antes de Cristo, Aristóteles, pai de várias ciências e criador da Retórica, já pregava que somos vistos e analisados pela maneira como nos comunicamos.
         Aristóteles disse: eu preciso saber quem é meu público (Pathos) para criar uma imagem do orador (Ethos). Para isso, vou usar um discurso adequado (Logos). É claro que essa é uma tradução muito simplista da teoria de Aristóteles, mas a intenção é essa: entender quem é meu público e a imagem que esse público tem de mim e como eu me comunico com essas pessoas. Não parece o que todo político faz? Por que não usamos a comunicação a nosso favor?
         E você? Sabe quem são seus clientes? Eles conhecem o seus produtos/sua empresa? Que linguagem você utiliza com eles?
         Charles entendeu o recado e fez a lição de casa!
         Hey, Charles. What´s the weather like today?    

p.s: É, Camila, você vai ter que treinar mais um pouquinho.


0 comentários:

Postar um comentário