Marcadores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Papo Sustentável


                                                      
  
Semanas atrás participei do Papo Sustentável com um pessoal bem bacana na Nex Coworking. Como o próprio nome diz, papo sustentável fala de sustentabilidade. Mas, não é só aquela coisa de separar o lixo. É algo muito maior. É uma preocupação com a forma como a gente lida com o mundo e o ajuda a torná-lo mais sustentável. E aí, fiquei pensando em como eu lido com o mundo através da comunicação.
Um dos participantes deu um exemplo muito próximo daquilo que acontece com a gente todos os dias. Ele reclamava que havia passado uma situação delicada em um supermercado porque ninguém queria atender um pedido simples dele: levar as compras embora em uma caixa de papelão. Como assim não tem papelão? Como as compras chegaram até o mercado? Em sacolinhas? Achei essa colocação ótima. Mas, o que me chamou mesmo a atenção é o fato de que ele não conseguiu ser ouvido porque todo mundo passou o pedido dele pra frente, como se não tivesse nada a ver com a tal caixa de papelão.
Não lembra um pouco quando a gente liga para o telemarketing e fala com vários atendentes diferentes? Pois, muitas empresas ainda não perceberam que passar o problema pra frente é varrê-lo para debaixo da tapete ou perder dinheiro. Quem disse que eu voltaria em um supermercado em que nem sou ouvida?
Quantas vezes as empresas não escutam os seus clientes?
Então, nesse dia entendi que sustentabilidade lembra um pouco como empatia: como eu me colocaria no lugar do outro. E veja como a comunicação é importante nesse processo. Como vou ser sustentável com o mundo se não sou capaz de perceber as necessidades do outro e de ouvir?
Eu acredito que as pessoas não separam o lixo só porque é bonito. A gente realmente acredita que está fazendo algo de melhor para o planeta. O mesmo acontece com a comunicação. Se eu me comunicar melhor com os meus clientes, amigos, vizinhos, parentes, posso ajudar a tornar o mundo um pouquinho melhor. E sustentável!

0 comentários:

Postar um comentário