Ninguém quer aparecer desleixado na televisão. A imagem que passamos na mídia pode ser fatal para o produto que vendemos. Se você é executivo, é claro que não deve aparecer de havaianas em uma entrevista. Mas, se é surfista, fica meio esquisito aparecer de terno na televisão. A não ser que esteja recebendo um prêmio.
A exposição na mídia realmente é impiedosa. Uma vez comprometido o seu visual, possivelmente você ficará marcado para sempre. Por isso, existem tantas pessoas que pedem uma ajudinha para profissionais que cuidam da imagem, como o personal stylists. Mas, se você não tem dinheiro nem tempo de contratar uma pessoa, aposte no visual tradicional. É muito difícil errar quando se está usando uma roupa clássica.
Estar na moda muitas vezes é ousar menos, por isso o clássico é a aposta mais acertada. Para os homens com profissões que passam uma imagem mais séria, como médicos, advogados, professores, executivos, o conjunto terno e gravata vem sempre a calhar. Isso não precisa ser regra. Você pode usar apenas a camisa, por exemplo, quando estiver muito calor. Mas ela tem que estar impecável. Uma outra combinação que acredito ser paliativa para quem não quer parecer tão sério é a que o apresentador Pedro Andrade faz. Ele está semanalmente no programa Manhattan Connection sempre muito elegante com um casaco ou terno sobre uma camisa. Sem a gravata! Essa leve ousadia faz da imagem dele uma pessoa mais leve e descontraída.
Quem gosta de inovar também é a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Ela não tem medo de mostrar os braços e deu um novo ar para o tradicional tubinho preto. Ela usa decote ponderado e cores vibrantes. Se você, mulher, também se sente à vontade com o seu corpo, por que não? As opções de roupas femininas são intermináveis. A regra para elas é a mesma que para os homens: quer parecer mais séria, use terno e camisa. Quer parecer mais leve, use vestidos comportados, camisas mais soltinhas e até jeans.
É claro que saias curtas, decotes profundos, estampas grandes, gravatas chamativas não caem bem nem dentro, nem fora do vídeo. A elegância está na forma como você faz as combinações do seu guarda-roupa, respeitando o próprio estilo.
1 comentários:
Interessante sua explanacao, Loys...as pessoas nao se dao conta da importancia do saber se apresentar...
Parabens pelo Blog...
Postar um comentário